Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2010

FONTE: http://www.rhi.com.br/rhi_site/rhi_br/portal_candidato/pc_estagio/estagio_dicas_cv.html


O que é, e para que serve um currículo?

O currículo é um documento que deve conter seus dados pessoais, o resumo do seu histórico educacional e/ou profissional, ressaltando suas qualidades ou experiências de forma simples e concisa. Ao responder a um anúncio, ou durante uma entrevista, o currículo será útil para informar, ao possível empregador, as suas aptidões ao cargo pretendido.

Como devo preparar o meu currículo?

Pense com cuidado nos detalhes. Quanto mais tempo você gastar preparando seu currículo, maiores serão suas chances de conquistar o emprego desejado.


Comece registrando o período de permanência em cada estágio ou emprego anterior, descrevendo os tipos de atividades que realizou anteriormente, inclua suas responsabilidades, suas conquistas e os cursos relevantes.

Caso ainda não tenha histórico profissional ou realização de estágios, poderá mencionar atividades desenvolvidas em sua comunidade ou escola, como organização de eventos, participação em entidades, agremiações ou projetos sociais, demonstrando o que aprendeu com essas experiências.

Se tiver longos períodos sem atividade, procure mencionar se estava estudando ou viajando, inclusive qualquer experiência internacional que é sempre muito valorizada.

Uma vez de posse de todas as informações, escolha os pontos mais importantes. Use frases curtas. Dessa forma, a informação ficará organizada, de fácil leitura e interessante. Seja claro ao indicar seu nível de conhecimento de línguas. Seja honesto e preciso em suas informações.

como devo apresentar meu currículo?

A apresentação de seu currículo pode dizer muito sobre você e é a sua primeira impressão para o possível empregador. Por isso, tenha cuidado com a disposição do texto e verifique a ortografia. Mantenha-o simples e claro, sem ultrapassar duas folhas. Você decide a forma de organizar as informações, mas para ajudá-lo apresentamos, a seguir, o modelo de um currículo padrão:

Sempre que possível, utilize um processador de textos para digitar seu currículo, pois terá uma apresentação profissional. Imprima em papel branco e lembre-se de atualizar suas informações sempre que necessário.

Se você está pleiteando um estágio que requer necessidades específicas, é recomendável que revise e adapte as informações contidas em seu currículo, de acordo com a vaga pretendida. A relevância das informações citadas poderá determinar se você será entrevistado ou não.

Como devo enviar meu currículo?

Atualmente, a maioria das Empresas e Consultorias solicita o cadastramento em aplicativos próprios, desenvolvidos para acesso via Internet. Nestes casos, o preenchimento do cadastro deverá ser uma condição básica para uma eventual participação no processo. Entretanto, esteja preparado, pois na maioria das vezes em que você for convocado para uma entrevista, deverá ser solicitado a comparecer portando o seu currículo atualizado.

No caso de estar respondendo a anúncios que solicitam o envio de currículo por correspondência ou e-mail, procure anexar uma breve apresentação, que deve ter no máximo 10 linhas, informando:

• a vaga para a qual está se candidatando e onde viu o anúncio;

• o que lhe atrai no estágio e o que você pode oferecer ao empregador;

• qualquer outra informação adicional relevante, não incluída no seu currículo;

Procure endereçar a uma pessoa específica e não a "Prezados Senhores", para que chegue às mãos da pessoa certa, e termine de forma positiva, dizendo que espera poder falar com eles num futuro próximo.

Boa Sorte!
FONTE: http://www.rhi.com.br/rhi_site/rhi_br/portal_candidato/pc_estagio/estagio_dicas_cv.html



Um comentário:

  1. ...adorei a sua atitude...de ajudar pessoas como EU, que não tém esperiência com currriculo... mais a força de vencer é maior obrigada...um abraço.

    ResponderExcluir